Nesta mesa redonda deixam os seus contributos Raquel Henriques da Silva, co-curadora da exposição, Noémia Cruz, co-curadora da exposição e escultora, Pedro Lapa, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Jesus Ávila, curadora do Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear, Cáceres.
Recordamos que o Centro de Arqueologia e Artes de Beja acolhe até ao dia 18 de março a exposição “Memória e Mitos – o Touro na obra de Jorge Vieira”.
A exposição celebra Jorge Vieira, por ocasião do seu centenário, proporcionando o contacto com uma das obras maiores da arte portuguesa do século XX. Através dela, é possível compreender valores da arte moderna, nomeadamente os confrontos entre a figuração e a abstração. Para Jorge Vieira, esta foi uma questão essencial, manejada numa perspetiva de articulação, não de oposição.
O ponto de vista que se escolheu é temático, centrado na figura do Touro, mas com articulações inesperadas que vão da autorrepresentação à elaboração de séries percorridas por uma inventividade transbordante.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com