Voltar

Sociedade

Junta de Freguesia atribui nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel

Sociedade

Junta de Freguesia atribui nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel

Realizou-se, no passado dia 28, a Assembleia de Freguesia de Beringel, na qual foi aprovada por unanimidade a proposta do executivo de atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel.

“Uma homenagem que imortaliza Linda de Suza na terra onde nasceu e que recorda tudo o que ela simbolizou para a comunidade emigrante, dando a conhecer o nome de Beringel ao mundo”, explica o executivo da Junta.

Para além de atribuir o nome de Linda de Suza ao Centro Cultural de Beringel, o executivo da Junta de freguesia pretende criar neste espaço uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, de forma a que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a sua história, é divulgado também.

A cerimónia de atribuição do nome ao Centro Cultural e a respetiva homenagem a Linda de Suza será anunciado em breve, segundo nota de imprensa enviada à nossa redação.


Biografia de Linda de Suza:

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, nasceu em Beringel, a 22 de Fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira “a salto”, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como o fizeram muitos conterrâneos não só da freguesia de Beringel, assim como de todo o país.

Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. A cantora beringelense entre finais da década de 70 e durante a de 80, era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.

Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas. De salientar que foram vendidos mais de 40 milhões de discos em todo o Mundo.

Canções como 'La Symphonie du Portugal' ou ainda 'L'étrangère', entre tantas outras da sua vasta discografia, são canções emblemáticas em que facilmente os portugueses em França se reviam pela forma aberta e sem complexos como afirmava a sua condição de emigrante, a sua luta, os seus sonhos e, sempre, a sua ligação ao país, com saudade. O facto de cantar em francês foi uma forma de afirmação perante o país de acolhimento muito importante e a voz pública de todos os portugueses.

A Linda de Suza ficará para sempre associada a “Mala de Cartão” e à de vila de Beringel. A sua história foi adaptada à televisão em 1988 numa minissérie intitulada "Mala de Cartão".

Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e conquista. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.