Voltar

Educação

IPBeja submete dois ciclos de estudo para atribuição do grau de doutor

Educação

IPBeja submete dois ciclos de estudo para atribuição do grau de doutor

Foto: IPBeja

A outorga do grau de doutor nos institutos politécnicos decorre da aprovação da Lei n.º 16/2023 de 10 de abril e exige que estas instituições possuam um corpo docente afiliado em centros de investigação, ou polos de centros de Investigação, classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, de muito bom ou excelente. AgroEcologia e Inovação Tecnológica e Ciências do Desporto são as possibilidades submetidas à aprovação.

"Atingir as condições legais para a outorga do grau de Doutor, implicou à redefinição da política institucional de afiliação dos docentes a centros de investigação, redirecionando-os para polos de centros de investigação sediados no IPBeja ao invés de estarem afiliados aleatoriamente em centros de investigação.

No âmbito da estratégia institucional e alinhado com o compromisso dos docentes na promoção do desenvolvimento académico e regional, foram submetidos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) dois programas de Doutoramento para aprovação: Doutoramento em AgroEcologia e Inovação Tecnológica e Doutoramento em Ciências do Desporto.

Esta iniciativa reforça a aposta na valorização curricular do corpo docente, no fortalecimento da oferta formativa e na consolidação do impacto cientifico e tecnológico da instituição na região e a nível nacional.

Estas novas ofertas formativas, de natureza profissionalizante, fortalecem a estratégia do IPBeja na promoção da formação avançada, consolidando a sua politica de proximidade e proporcionando novas oportunidades aos seus estudantes. Paralelamente, posicionam a instituição como um polo de atração de talento, contribuindo para desenvolvimento regional ao impulsionar a competitividade e a inovação tecnológica nas empresas e instituições locais.

O Programa de Doutoramento em AgroEcologia e Inovação Tecnológica é uma oferta formativa apenas do IPBeja e será ministrado nas instalações do Instituto Politécnico de Beja – (IPBeja), mais especificamente na Escola Superior Agrária (ESA); o Programa de Doutoramento em Ciências do

Desporto é uma oferta Formativa em Associação entre os Institutos Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo. As aulas funcionarão nas 7 escolas superiores envolvidas no consórcio de associação.

A abordagem interdisciplinar do programa de Doutoramento em AgroEcologia e Inovação Tecnológica integra as áreas da agricultura, alimentar e ambiente, reforçando a ligação entre a investigação, a prática agrícola, a transformação alimentar e os desafios ambientais. Formará especialistas qualificados que impulsionem a inovação e a sustentabilidade nos setores agrícola, indústria alimentar e ambiental. Contribuirá, assim, para a modernização do tecido empresarial da região, permitindo a fixação de talento e capacitando os doutorandos para desempenharem papéis chave na transição ecológica e digital. Esta formação especializada impulsionará o desenvolvimento de economias regionais sustentáveis, contribuindo para o aumento de riqueza local por meio da inovação e alinhamento com a Estratégia Inteligente do Alentejo.

O Programa de Doutoramento em Ciências do Desporto é uma iniciativa inovadora que reforça a missão conjunta das instituições de ensino superior envolvidas na promoção do ensino e da investigação avançada nesta área. Atualmente, a oferta formativa em Ciências do Desporto no consórcio inclui 10 cursos TeSP, 13 licenciaturas, 3 pós-graduações e 11 mestrados, abrangendo cerca de 2.870 estudantes. O doutoramento representa um passo estratégico para a formação de novos investigadores e especialistas, nacionais e internacionais, sob a orientação de 57 docentes altamente qualificados. A proposta conta ainda com 29 cartas de apoio e protocolos de colaboração, fortalecendo a ligação entre o meio académico e o setor profissional. No âmbito da investigação, o consórcio dispõe da Unidade de Investigação SPRINT, registada na FCT, que desempenhará um papel fundamental no suporte ao novo ciclo de estudos. Este doutoramento pretende consolidar a produção cientifica, capacitar profissionais e impulsionar a inovação e o avanço do conhecimento em Ciências do Desporto, gerando um impacto a nível nacional e internacional", explica o IPBeja.


PUB
PUB
PUB

Concertos

Zeca Serrano hoje no Beja Dá-te Palco

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.