Voltar

Saúde

Investigador estuda processo que desenvolve leucemia aguda

Saúde

Investigador estuda processo que desenvolve leucemia aguda

Foto: Freepik

Um investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vai estudar o papel do ferro na formação e diferenciação anormal das células de sangue, processo que aumenta o risco de desenvolvimento da leucemia mieloide aguda.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto explica que o investigador e hematologista do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto Delfim Duarte vai estudar o papel do ferro na hematopoiese clonal, condição que afeta a forma como as células sanguíneas são produzidas.

Recentemente descrita, a hematopoiese clonal está associada ao envelhecimento e risco de leucemia mieloide aguda (LMA), um tipo de cancro agressivo que afeta os glóbulos brancos.

"Vamos estudar o papel da inflamação e do ferro na formação e diferenciação das células de sangue e desenvolvimento de leucemia", afirma, citado no comunicado, Delfim Duarte.

Segundo o investigador, com o avançar da idade, "o número de erros nas células da medula que dão origem às células sanguíneas vai aumentando por acumulação de mutações em genes que regulam vários processos vasculares".


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.