Voltar

Sociedade

Goa regista "maior" interesse pela cultura e língua portuguesas

Sociedade

Goa regista "maior" interesse pela cultura e língua portuguesas

Foto: Freepik

O investigador Óscar Noronha considerou que o interesse pela cultura portuguesa em Goa tem crescido nos últimos anos, sendo esta, por isso, uma tendência acompanhada pelo aumento do número de alunos da língua de Camões.

"Atualmente, pelo menos da parte do povo, há maior abertura à língua e cultura de matriz portuguesa. Ele tem melhor consciência de como é rica e única a cultura indo-portuguesa", declarou o professor universitário goês à agência Lusa.

Por outro lado, quanto à aprendizagem da língua, "o número de alunos tem aumentado ao longo dos anos", num contexto em que "tanto a Fundação Oriente como o instituto Camões têm exercido um papel relevante nesse sentido".

Em 1961, a União Indiana anexou o então estado da Índia, colónia portuguesa que era constituída pelos territórios de Goa, Damão e Diu.

"Os meus pais, Fernando de Noronha e Judite da Veiga, apesar do novo condicionalismo político, continuaram, na medida do possível, com o modo de vida a que estavam habituados. Por isso é que viemos, muito naturalmente, a falar a língua portuguesa e a cultivar a literatura e a música portuguesas, sem embargo do nosso amor à língua concani", declarou Óscar Noronha.

O seu pai inculcou na família "um amor ao idioma luso" e, a pedido dos filhos, "deixou registadas as suas memórias" em dois livros: "Momentos do meu passado" (2002) e "Goa tal como a conheci" (2018), este publicado postumamente.


PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.