Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo explicou, pelas 00h45, que o fogo continuava dominado mas que os meios mantinham-se no local para evitar reacendimentos.
Os trabalhos de consolidação vão continuar durante a noite e um grande número de meios posicionado no terreno, por se tratar de uma área muito grande, acrescentou a mesma fonte.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira à tarde no concelho de Almodôvar, que chegou a ter três frentes ativas, e mobilizados no terreno cerca de 375 operacionais, foi dado como dominado pelas 22h15.
Pelas 01h00, encontravam-se no local 345 operacionais, apoiados por 120 viaturas, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
No combate ao fogo há a registar um bombeiro ferido grave, atingido por uma descarga de água, e um popular que sofreu ferimentos ligeiros, segundo fonte da Proteção Civil.
O incêndio atingiu a freguesia rural de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires - Monte dos Medronhais, em Almodôvar.
Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR disse à Lusa que um incêndio numa autocaravana que circulava na Autoestrada 2 (A2) terá provocado o fogo que está a lavrar neste concelho do Baixo Alentejo.
A mesma fonte explicou que, na sequência do incêndio numa autocaravana, “as chamas alastraram e pegaram à berma”, tendo depois progredido para a zona de mato, eucaliptos e pinheiros.
O alerta para o incêndio foi dado às 12:02 de quarta-feira e durante a tarde o fogo obrigou ao corte da A2, em ambos os sentidos, mas a circulação já foi retomada.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com