Localizada no centro da cidade, esta igreja foi recentemente alvo de obras de reabilitação com vista à recuperação da cobertura do imóvel, bem como da fachada e pintura de paredes e tetos interiores.
A intervenção de reabilitação e conservação, que agora se encontra concluída, resultou do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal de Moura, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Fábrica da Igreja de São João Baptista de Moura.
O investimento total foi de cerca de 600 mil euros, suportado pelo Programa Alentejo 2020 (FEDER), pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças e pela Câmara Municipal de Moura.
A Igreja de São João Baptista, em Moura, encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 13 de junho de 1932. Foi mandada edificar por D. Manuel I, em 1502, no estilo manuelino. Na fachada encontra-se o portal principal que “apresenta uma feição do tardo-gótico internacional, embora com tratamento português” que inclui relevos de folhagens, boleados, colunas torsas e espiraladas, enquadrando ao centro o escudo de Portugal ladeado por duas esferas armilares, emblemas de D. Manuel.
Informações avançadas pela Câmara Municipal de Moura, em comunicado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com