Nesta quarta-feira, 1 de junho, Beja sugere, durante o dia no Jardim Público da cidade, oficinas, jogos tradicionais, artes plásticas, ioga, robótica, pinturas faciais, manipulação de balões, artes performativas, leituras partilhadas, circuitos desportivos, desportos radicais, fantoches e marionetas, experiência e ciência, biblioteca andarilha e insufláveis.
Beja propõe, igualmente, o espetáculo Mais Alto, às 11h00, no Pax Julia. Uma apresentação para crianças que celebra o poder da música na expressão de ideias e sentimentos. Apresenta temas marcantes de interpretes como José Mário Branco, Caetano Veloso, Xutos e Pontapés e B Fachada.
Hoje, às 18h00, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade e a Câmara Municipal de Beja, em parceria com Francisco Janeiro, inauguram o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.
Chama-se o Pião - Núcleo Museológico do Brinquedo da Aldeia de Trindade. A coleção evoca diferentes geografias, permitindo que este percurso pelo passado se faça também de encontros entre diferentes povos e culturas. Por essa razão, o acervo exposto será rotativo, com alterações temáticas três vezes por ano, beneficiando por isso da vasta coleção de Francisco Janeiro.
Para além de estar aberto a visitantes de Beja, de outras aldeias, e de paragens mais distantes que visitam a região, o Pião terá uma relação próxima com as escolas da freguesia, convidando-as frequentemente à visita. Localizado num espaço do conjunto edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, o núcleo será visitável todas as manhãs dos dias úteis.
Ainda por Beja, o Centro Unesco propõe uma visita às exposições Caderno de Modas, com contributos de crianças de escolas do concelho, e As mãos que trabalham o barro, do mestre Isaclino Palma.
Noutros concelhos do distrito de Beja, as celebrações do Dia mundial da Criança também acontecem. Em Almodôvar, a data é assinalada com diversas atividades para os mais novos, mas a celebração tem maior expressão no sábado, dia 3, com a apresentação de um Circo mágico, às 10h30, no Pavilhão Gimnodesportivo. Para os mais velhos, a autarquia oferece três sessões de cinema 3D no Cineteatro Municipal, às 09h00, 11h e 14h30.
Barrancos tem, durante o dia, jogos tradicionais e “muito mais” nas piscinas municipais.
Em Mértola, as atividades são no Pavilhão Multiusos. Está programada também uma apresentação de cante alentejano por alunos do 1.º Ciclo, no âmbito do projeto “Cante nas Escolas”, orientado pelo professor Pedro Mestre.
Odemira comemora o Dia Mundial da Criança no domingo, dia 5 de junho. Entre as 15h00 e as 18h00, no Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio, todas as crianças do concelho são convidadas para uma tarde de festa com muitas atividades e animação, com entradas gratuitas.
Haverá um momento musical com a atuação do Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá Se Canta”, oficinas de artesanato, jogos tradicionais, artes circenses, pinturas faciais, oficinas de capoeira, insufláveis e ainda um workshop de lanches saudáveis no âmbito do projeto “Em Odemira o Chefe Sou eu!”. Esta iniciativa é promovida no Programa Municipal OdeTE – Odemira Território Educativo.
Em Ourique há teatro “Para lá do que vês”, às 18h30, no Cineteatro Sousa Telles, com interpretação de alunos do Agrupamento de Escolas.
Serpa tem, também, várias iniciativas agendadas que celebram, igualmente, o final do ano letivo, até domingo, dia 5. Teatro infantil, dias do atletismo, ciências experimentais, construção de refúgios de polinizadores, exposição de desenhos e oferta de livros integram a programação que percorre todas as freguesias do concelho.
Vidigueira assinala o Dia Mundial da Criança a 4 de junho, sábado, na mata do Complexo de Piscinas Municipais Carlos Goes, entre as 14h00 e as 18h00, com várias atividades que prometem uma tarde "muito animada" para os mais novos.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com