O trava-línguas é um jogo verbal que tem como objetivo falar rápido, e sem erros, frases com silabas complicadas de pronunciar, ou palavras com sons iguais em ordens diferentes. Este tipo de prática não vem dos dias de hoje, veio da cultura popular e são parentes das parlendas (rimas infantis). Podem apresentar-se em forma de prosa, versos ou frases.
Uma equipa de pesquisadores estudou como o cérebro e a língua funcionam quando tentamos dizer um trava-línguas. Perceberam um conjunto de palavras que segundo eles seria o mais difícil de todos, “pad kid poured curd pulled cod”. Os responsáveis mostram que o nosso cérebro planeia diferentes maneiras de fazer as coisas. Depende de se tratar apenas de uma lista/enumeração, ou se for uma frase com sentido.
E no Dia Internacional do Trava-Línguas desafiamos a descobrir se sabe dizer estes seis trava-línguas. Aceite o desafio e divirta-se com os amigos ou em família:
-O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Russia;
-Debaixo da pipa está um pinto pinga a pipa, pia o pinto;
-Há uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra;
-A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso;
-Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastos;
-O tempo perguntou ao tempo: quanto tempo o tempo tem? E o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com