Voltar

Cultura

Histórias em BD sensibilizam para a preservação do montado em Odemira

Cultura

Histórias em BD sensibilizam para a preservação do montado em Odemira

Foto: CM Odemira

A segunda edição do projeto "Histórias à sombra do montado", em banda desenhada (BD) sensibiliza para a preservação do montado e é distribuída neste mês de setembro, no concelho de Odemira.

O projeto, coordenado por Hugo Tornelo e Rita Gonzalez, que se materializa num formato de jornal de BD, é promovido pela associação cultural Ronha e tem o apoio do município de Odemira, no distrito de Beja, através do programa de apoio às artes “Odemira Criativa”.

“A segunda edição [do projeto] promete oferecer ao público mais um conteúdo de qualidade e continuar a promover a sensibilização ambiental do montado”, explicou hoje à agência Lusa Hugo Tornelo.

Este responsável acrescentou que a obra pretende igualmente “criar um sentimento de pertença na população de Odemira, ao descrever zonas e paisagens que lhe são familiares ilustrando-as com contos desiguais”.

Nesta segunda edição de "Histórias à sombra do montado", as quatro histórias em BD têm textos da autoria de Filipa Martins, Joana Bértholo, Valério Romão e Afonso Cabral, ilustrados por Patrícia Guimarães, Joana Mosi, Bernardo Majer e Ricardo Batista.

A segunda edição de "Histórias à sombra do montado" tem uma tiragem de cerca de 6.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em todo o concelho de Odemira, desde cafés e farmácias às juntas de freguesia e aos postos de turismo.

Este projeto nasceu em 2022, já depois de Hugo Tornelo e Rita Gonzalez terem adquirido um terreno agrícola na freguesia de Relíquias, no concelho de Odemira, onde existia uma parcela de montado, “parte do qual estava doente”.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.