Voltar

Educação

Abandono no ensino superior privado está a subir - Observatório

Educação

Abandono no ensino superior privado está a subir - Observatório

Foto: Freepik

O abandono escolar no ensino superior privado supera o das instituições públicas, mas “poderia ser muitíssimo pior” tendo em conta a prevalência de alunos mais pobres obrigados a um esforço financeiro muitas vezes difícil de cumprir, alerta Cristina Ventura, presidente do Observatório do Ensino Superior Privado.

De acordo com a responsável "os últimos números mostram que a taxa global de abandono escolar no ensino superior é de 16,2%: o ensino público tem uma taxa de 16,1% e o privado 16,7%."

“Esta diferença não é estatisticamente significativa”, sublinhou Cristina Ventura, explicando que o cálculo de médias tem sempre um erro associado e a diferença entre os dois valores está dentro dessa margem.

A professora acredita que o abandono escolar no ensino privado poderia ser “muitíssimo pior”, tendo em conta que “os estudantes do privado têm um esforço acrescido que os seus colegas do público não têm”.

Além disso, acrescentou, nas escolas privadas há uma preponderância de alunos oriundos de famílias carenciadas. Ao contrário do que acontece no ensino obrigatório, onde os alunos do 1ª ao 12.º ano dos colégios pertencem a famílias de estratos socioeconómicos mais elevados, no ensino superior a situação inverte-se.

Atualmente, cerca de 15% dos alunos que entram no ISEC acabam por abandonar os estudos, sendo que “a larguíssima maioria resulta de problemas financeiros, segundo contas da presidente.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.