O despacho do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Saúde, em vigor desde o dia 8 deste mês, estabelece as condições para as deslocações de e para estas freguesias, medidas essas que são excecionais. Assim sendo, para além das regras já estabelecidas, são permitidas deslocações para exercício de atividade profissional e para apoio a idosos, incapacitados ou dependentes, e por razões de saúde ou por razões humanitárias, devidamente fundamentadas.
Porém, para tal, as pessoas têm de apresentar no momento da entrada comprovativo de realização de teste molecular para despiste de infeção por covid-19, com resultado negativo, realizado há menos de 72 horas ou teste rápido de antigénio para despiste da infeção por covid-19, com resultado negativo, realizado há menos de 24 horas, avança a tutela em comunicado.
Segundo informação enviada pelo Governo, a saída das freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve depende da apresentação, no momento da saída, de comprovativo de realização do novo teste rápido de antigénio para despiste de infeção por covid-19, com resultado negativo, realizado há menos de 24 horas.
As empresas responsabilizam-se pelos encargos associados aos testes realizados a trabalhadores sazonais, designadamente afetos a explorações agrícolas e do setor da construção.
O Governo informa ainda que, as entidades empregadoras dos trabalhadores agrícolas que pretendam entrar nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve para prestação de trabalho sazonal têm de transmitir à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo os pedidos de acesso desses trabalhadores, indicando o dia e local de entrada e os locais de alojamento, para avaliação das condições de habitabilidade dos mesmos pela autoridade local de saúde e para fiscalização e controlo de acessos pela GNR.
Foto: JN
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com