Voltar

Atualidade

Futuro Palácio da Justiça de Beja vai avançar no início do outono

Atualidade

Futuro Palácio da Justiça de Beja vai avançar no início do outono

A informação é do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e diz que a empreitada do futuro Palácio da Justiça de Beja vai avançar no início do outono. Novagente, Empreitadas, S.A. é a construtora escolhida.

O investimento no novo Palácio da Justiça de Beja ronda os sete milhões de euros (6.953.700,45 euros, valor que inclui o IVA) e tem um prazo de execução, previsto, de 540 dias. Na primeira fase das obras será feita a instalação do estaleiro, assim como as respetivas terraplanagens e escavações.

Este é um processo que remonta ao ano 2018, altura em que foi aberto o primeiro concurso público, que ficou deserto. Em 2019, a verba foi reforçada, houve novo concurso e voltou a não haver candidatos. Em 2021 houve interessados, já no terceiro procedimento público, e uma ação judicial interposta por candidato preterido. Ultrapassadas todas estas questões, e a respetiva verificação do Tribunal de Contas, a entidade responsável assegura, agora, que há condições para avançar a obra do novo Palácio da Justiça de Beja.

"Dotar Beja deste equipamento é uma reivindicação antiga e a sua construção está projetada para um terreno, cedido pela Câmara, ainda no mandato de João Rocha", lembra Paulo Arsénio. O atual presidente mostra-se satisfeito, frisa que "esta foi uma solução apoiada pelo PS" e afirma que "vai dignificar a cidade e a prática da justiça".

Foi o presidente da Câmara de Beja quem revelou a resolução deste processo. E a Voz da Planície pediu, também e através de e-mail, algumas informações sobre os procedimentos que se seguem ao Gabinete de Comunicação da Ministra da Justiça. Aguarda resposta.

O novo Palácio da Justiça de Beja vai albergar o Juízo de Família e Menores, o Juízo do Trabalho, o Juízo Cível da Comarca e o Tribunal Administrativo e Fiscal.

Recordamos que o edifício se vai desenvolver em três pisos e que está organizado em duas alas, acessíveis através de um átrio comum. Por possuir um estatuto e autonomia própria, o Tribunal Administrativo e Fiscal vai ficar numa das alas, garantindo desta forma o seu funcionamento e organização independente das restantes valências, que se situam na ala oposta.



PUB
PUB
PUB

Concertos

Capitão Fausto no Pax Julia

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.