Voltar

Política Freguesias

Oito uniões de freguesias do distrito de Beja desagregadas em 2025

Política Freguesias

Oito uniões de freguesias do distrito de Beja desagregadas em 2025

Foto: heraldicacivica.pt

A revelação do relatório que define a desagregação de freguesias é divulgado nesta terça-feira, dia 17, e o calendário final de aprovação prevê a submissão de iniciativas legislativas até 8 de janeiro de 2025 e sessão plenária entre 15 e 18 de janeiro de 2025. No distrito entraram na Assembleia da República mais de uma dezena de propostas submetidas pelas respetivas assembleias municipais e, ao que tudo indica, duas foram rejeitadas e uma não foi considerada. Nesta sexta-feira, dia 20, o coordenador distrital da ANAFRE, Vítor Besugo, vai estar na manhã informativa para falar sobre esta matéria.

A Voz da Planície sabe que do distrito de Beja deram entrada 11 propostas e que destas oito foram aceites. 

Das aceites consta o pedido de desagregação da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel. As desagregações da União de freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões e da União de Freguesias de Santa-Clara-a-Nova e Gomes Aires, no concelho de Almodôvar. Bem como as desagregações da União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda e da União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros, no concelho de Ferreira do Alentejo. A desagregação da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura. A desagregação da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, no concelho de Ourique. A desagregação das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo, no concelho de Serpa.

Terão sido rejeitada a proposta de desagregação da União de freguesias de Castro Verde e Casével, decisão que o PS de Castro Verde já referiu discordar, bem como "continuar a defender" no comunicado enviado à nossa redação. Foi rejeitada, igualmente, a proposta de desagregação da Freguesia de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.

No concelho de Beja foi proposta a desagregação da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e este caso nem foi considerado um processo.

Em 2013, com a reforma imposta pelo então governo PSD/CDS-PP, com a “Lei Relvas”, o distrito de Beja passou de 100 para 75 freguesias. Com a aprovação de oito desagregações propostas vão ser criadas oito novas freguesias, passando o distrito de Beja para 83 freguesias já nas autárquicas 2025.



PUB
PUB
PUB

Música, TV

Bernardo Emídio hoje no Got Talent

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.