Os eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU) frisam que têm vindo a “questionar o executivo sobre a evidente paralisação deste importante projeto para a cidade” sobre o qual “não tem sido prestado qualquer esclarecimento relevante”. Acrescentam que o executivo municipal tem pedido “algum recato nas intervenções por considerar que estará em causa um obstáculo difícil de ultrapassar”. E é neste contexto que o eleito da CDU, Vítor Picado, refere que “o Partido Socialista (PS) esconde informação sobre esta matéria” e que “há, nitidamente, problemas por resolver que podem levar à perda do financiamento de um milhão e meio de euros disponível para a valorização dos importantes vestígios arqueológicos do Fórum Romano de Beja, colocados a descoberto pela equipa da arqueóloga Conceição Lopes”.
Vítor Picado fala, ainda, de “irresponsabilidade do PS no tratamento desta matéria pois tem demonstrado incapacidade em conseguir resolver o problema existente, em tempo útil, anunciando, apenas, que, caso a questão em cima da mesa não seja ultrapassada, o Município assume, no seu orçamento, esta situação, através da contratação de empréstimos, contraindo, assim, mais encargos para a Câmara de Beja”.
No documento enviado à nossa redação, os eleitos da CDU lembram que a “importância histórica e o potencial de atratividade das ruínas do Fórum Romano de Beja são indiscutíveis” e que “indiscutível é, também, a competência científica da condução dos trabalhos arqueológicos levados a cabo nestes últimos anos, com resultados que colocam Beja no epicentro das mais importantes descobertas arqueológicas dos últimos anos no nosso País e que ofereceram à cidade um conjunto de vestígios únicos”.
Os vereadores da CDU, na Câmara de Beja, manifestam, igualmente, a sua “total disponibilidade para, em convergência com todos os envolvidos neste processo, participar na solução que permita a sua resolução e que não poderá ser outra que não seja a conclusão urgente desta intervenção, devendo o executivo, em permanência, desenvolver todos os procedimentos necessários para o efeito, assegurando, igualmente, o financiamento do projeto”.
Os eleitos da CDU pediram que a discussão sobre a “valorização dos vestígios arqueológicos do Fórum Romano de Beja” seja introduzida na ordem de trabalhos da reunião de Câmara agendada para a manhã desta quarta-feira, dia 19 de abril.
A Voz da Planície tentou chegar à fala com o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, para o ouvir sobre as acusações efetuadas pelos vereadores da CDU, mas não foi bem-sucedida.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com