Voltar

Agricultura

"Floresta nacional precisa de preços justos à produção e de menos propaganda" - CNA

Agricultura

"Floresta nacional precisa de preços justos à produção e de menos propaganda" - CNA

Foto: Freepik

"O Governo apresentou o Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050, bem para lá do prazo de 90 dias que havia estabelecido e já depois da convocação de eleições legislativas antecipadas. Foi, por isso, necessário esperar por este período eleitoral para este Governo repetir o que já outros antecessores seus fizeram: anunciar um vasto caderno de intenções, com a promessa de muitos milhões, como se se descobrisse uma e outra vez o conjunto de medidas que a floresta em Portugal tanto necessita. E o que tem acontecido com tais pacotes de intenções é que a sua concretização fica muito aquém das expectativas, ou por falta de financiamento ou por falta de execução das medidas previstas", alerta a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em comunicado.

"A CNA sublinha ainda a intenção, agora reafirmada, de instituir instrumentos legais de ataque à pequena propriedade florestal, erigida em bode expiatório dos problemas da floresta portuguesa, ao mesmo tempo que omite e desvaloriza deliberadamente o papel reconhecidamente bem-sucedido dos Baldios e Agrupamentos de Baldios em autogestão, na preservação e aproveitamento florestal, em contraste com a morosidade e inércia do ICNF.

Ainda no que diz respeito aos Baldios, o Governo tarda em operacionalizar a verba, já aprovada em OE2025, para apoiar o pastoreio nestas áreas. São 30 milhões de euros que, se bem aplicados, podem ter um impacto substancial na prevenção dos incêndios rurais. Provavelmente ficará para mais tarde em mais uma sessão em que se misturam anúncios do Governo com campanha para a eleições legislativas.

Independentemente da valia de algumas das acções apontadas, a CNA entende que não se pode pensar uma política florestal sem ter em conta os pequenos e médios produtores florestais e os Baldios, respeitando os vários tipos de propriedade e o modo de gestão comunitária.

É, por isso, essencial definir e aplicar um conjunto desburocratizado e atractivo de apoios financeiros destinados ao investimento e capazes de estimular o envolvimento dos pequenos e médios proprietários e produtores florestais, ao invés de se enveredar por outras e inconvenientes medidas de carácter coercivo e tendentes a espoliar do direito de propriedade.

Para inverter este caminho, a CNA considera que, além de outras medidas, é urgente intervir no mercado dos produtos da floresta, de forma a combater os baixos preços impostos à produção florestal, que são a grande razão para o estado atual de muitos milhares de hectares, com graves problemas de gestão e consequente contribuição para a deflagração dos incêndios que nos têm ciclicamente assolado", pode ler-se no mesmo documento.

CNA

PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

CANTO CHÃO - BAIÃO DA FEIRA DE CASTRO
27/04/2025 06:52
SARA TAVARES - NOVA FEIRA DA LADRA
27/04/2025 06:50
THE LEGENDARY TIGERMAN - DO COME HOME
27/04/2025 06:46
VOZES DA RÁDIO - DI VOCE
27/04/2025 06:44
MOÇOS DA ALDEA - ALENTEJO SUÃO
27/04/2025 06:40
JOÃO PORTUGAL - ESTAR CONTIGO
27/04/2025 06:36
WRAYGUNN - DONT YOU WANNA DANCE
27/04/2025 06:34
GRUPO CORAL OS CALDEIREIROS DE S. JOÃO - CEIFEIRA LINDA CEIFEIRA
27/04/2025 06:30
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.