Mértola, Serpa, Beja e Castro Verde acolheram mais de quatro mil espetadores durante o evento que contou com uma enorme diversidade de campos artísticos e cruzamentos. Foram apresentadas estreias como os concertos de Gaspar Varela e Yerai Cortés, Yamila e Filipe Sambado ou Angélica Salvi e os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.
Além disso, foram apresentados espetáculos resultantes de projetos continuados, como Cantexto, a Geração Futurama ou Artistas nas Escolas e ainda, decorreram diversos workshops com a comunidade local.
O Futurama apresentou também estreias nacionais de vários documentários, levou a cabo performances com a comunidade e celebrou os dias de atividades em festa.
“Porque o que acontece no Alentejo, não fica no Alentejo”, a organização revela que alguns dos projetos que se iniciaram no âmbito do projeto vão circular a nível nacional e internacional como, por exemplo, a colaboração de Gaspar Varela e Yerai Cortés.
Em setembro e outubro de 2023 o Festival Futurama regressa para a sua 2.ª edição e volta a propor uma programação com novos encontros e cruzamentos, novas experiências artísticas e com diversas vozes no Baixo Alentejo
Com direção artística de John Romão, o Festival Futurama 2022 contou com o financiamento da Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Beja, Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Vidigueira, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Fundação Millennium BCP. Conta com a parceria da Amnistia Internacional, Agrupamento de Escolas Nº1 de Beja, Agrupamento de Escolas Nº2 de Serpa, Agrupamento de Escolas de Mértola, Escolas de Castro Verde, Museu Rainha D. Leonor, O Espaço do Tempo, Santa Casa da Misericórdia de Beja e da Underdogs.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com