Voltar

Cultura

Festival das Marias volta a enaltecer a mulher no mundo da criação artística

Cultura

Festival das Marias volta a enaltecer a mulher no mundo da criação artística

É um festival pluridisciplinar de criação no feminino que decorre em Portugal (distrito de Beja) e no Brasil (S. Paulo), com uma programação diversificada e que pretende enfatizar o papel das Mulheres na criação artística. 

A 3.ª edição em Portugal do Festival das Marias- Festival Internacional de Artes no Feminino, a decorrer de 13 a 22 de outubro, é uma parceira entre a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, CADAC e o grupo de teatro Lêndias D’Encantar.

O festival potencial o empoderamento do feminino a nível da comunidade local, através de laboratórios e oficinas e, em simultâneo, o diálogo crítico analítico entre criadoras portuguesas e estrangeiras, sobre a representatividade da mulher no meio artístico.

A diretora do Festival, Leopoldina Almeida, destaca da programação o concerto de Capicua, no primeiro dia do evento, e a peça de teatro de Sara Barros Leitão, intitulado de “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.

Para além dos nomes mais sonantes do cartaz, há outros espetáculos de grande qualidade para aproveitar, bem como diversas atividades paralelas, em articulação com as escolas e ateliers para a comunidade em geral.

A responsável revela que este ano os bilhetes serão mais baratos para as mulheres, devido à diferença salarial entre homens e mulheres em Portugal, que neste caso é exatamente de 14%, o valor do desconto.

O evento integra diversas modalidades artísticas como teatro, música, dança, performance, cinema e artes plásticas. Este ano, pela primeira vez, realizaram-se os “Preliminares das Marias”, um conjunto de atividades que antecederam o festival e que, segundo Leopoldina, tiveram bastante aderência nas iniciativas dedicadas à dança, quanto às de teatro, não tiveram a adesão que se pretendia.

Este ano foi igualmente reforçado o trabalho com as escolas e para os mais jovens do 3.º ciclo e secundário, considerando que foi diagnosticado que “a faixa etária da adolescência está muito afastada da maior parte das iniciativas culturais que se promovem no concelho” e para a organização é “urgente ‘agarrar’ as pessoas destas idades”.

O Festival das Marias congratula-se por este ano ter aberto “as portas dos espetáculos e oficinas à população migrante que vive em Beja e que urge integrar nas atividades da cidade de forma cultural, formativa e lúdica”.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.