Voltar

Cultura

Festival das Marias apresenta “artes no feminino”, de 4 a 28 de outubro, no Alentejo

Cultura

Festival das Marias apresenta “artes no feminino”, de 4 a 28 de outubro, no Alentejo

A 4.ª edição, em Portugal, do Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino, está de regresso ao Alentejo de 4 a 28 deste mês, com várias realizações agendadas. Este ano, o programa do festival não está concentrado em 10 dias, como acontecia sempre, mas sim espalhado por todo o mês de outubro e com mais atividades aos fim de semana, revela a diretora artística Leopoldina Almeida.

Este festival resulta de uma parceria entre a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC), Lendias d’Encantar e Belic.Arte.Cultura e "enfatiza a criação pluridisciplinar no feminino, decorrendo em Portugal, no Alentejo, e no Brasil, em São Paulo, com uma programação diversificada ao nível da dança, teatro, música, cinema e performance", esclarece a diretora artística Leopoldina Almeida.

No Festival das Marias 2023 marcam presença artistas provenientes de Portugal, Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, República Dominicana, Venezuela, dando visibilidade ao papel das mulheres na criação artística em tantas geografias diferentes, promovendo “o empoderamento do feminino a nível local, através de oficinas e tertúlias abertas a toda a comunidade, onde se trabalharão temas como os feminismos e as questões de igualdade de género.”

Em entrevista à Voz da Planície Leopoldina Almeida revelou alguns dos destaques do programa do Festival das Marias 2023 e esclareceu que as atividades agendadas, embora sejam feitas por mulheres, são para a comunidade em geral.

"A 4.ª edição, em Portugal, do Festival das Marias é apresentada nesta quarta-feira, 4, em simultâneo com o lançamento do jornal Coreia #9, uma publicação dedicada às artes no geral e à dança em particular, e a apresentação da performance “Claralinda, Juliana, Inês, Irene, Isabel”, com Luísa Saraiva seguida do espetáculo musical Poemas à Boca Fechada das duas compositoras cubanas Lindiana Murphy e Rosa Garcia, em homenagem ao escritor Prémio Nobel português José Saramago. Tudo no espaço Vovó Joaquina, em Beja, no final da tarde", avançou Leopoldina Almeida.

Na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, a escritora Lúcia Vicente realizará duas oficinas feministas, uma para @s alun@s da Escola secundária Diogo de Gouveia e outra para o público em geral no Divo´s Institute. No mesmo local, às 18h00, haverá uma conversa com a Evelina Fialho à volta do seu livro “Mar Revolto”.

As Moçoilas atuam no final da tarde de sexta-feira, 6, na Santa Casa da Misericórdia, em uma oficina de canto, e atuam depois no sábado, 7, à noite, na Vovó Joaquina.

A programação desta 4.º edição do Festival das Marias está disponível em PROGRAMAÇÃO FM 23 | Cadac (cadacalentejo.com)



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.