José Efigénio, presidente da Câmara Municipal, entidade responsável pela organização do certame, mostrou-se satisfeito com o almoço que promove o regresso à terra dos que estão fora e com o certame, que sublinhou ter “superado e muito as expetativas”. O autarca frisou mesmo que foi “um sucesso”.
A Feira dos Santos e dos Frutos Secos junta “tradição, secular, à modernidade” e é, também, o certame onde faz parte do ritual “comer batata cozida e assada, comprar frutos secos e levar para casa uma galinha de figo”.
Este ano, a feira voltou a ser, igualmente, oportunidade de negócio para muitos, espaço de espetáculos com noites cheias e de mostra de instituições de dentro, e fora, do concelho.
O almoço/convívio dos alvitenses foi o ponto alto da feira e juntou 400 pessoas de Alvito, que não residem no concelho e que fazem questão de marcar presença, sempre que esta realização acontece, na companhia de familiares e amigos.
Carla Figueira, do serviço do Município responsável pela logística do evento, explicou todo o processo à jornalista da Voz da Planície que acompanhou o certame, avançando que “são precisos meses de trabalho para que tudo corra bem” e para “que os alvitenses se possam reencontrar nestes dias de feira”.
Os alvitenses chegaram ao local do almoço, na Feira dos Santos e dos Frutos Secos, confirmaram a sua inscrição, levantaram o saco do Município, com todas as ofertas a que tinham direito e a indicação da mesa em que ficariam sentados.
Antes da altura em que se “matam” as saudades, o mesmo será dizer antes do almoço ter começado, a jornalista da Voz da Planície falou com Fernando Oliveira e Cristina Mourão, que vieram da Suíça de propósito, Daniel Castro, que veio com a mulher para a homenagear, assim como com Natália Pina, Cátia Beirão, Fernanda Ferreira, que esteve com o marido, e Maria Teresa Quaresma. Todos referiram, as saudades e o manter a ligação à terra como os motivos que os fazem estar, sempre que podem, nesta iniciativa.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com