"Realizar-se-á, igualmente, o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, como forma de promover e divulgar os melhores queijos desta edição, encontrando-se aberto a todos os produtores de queijos presentes, num total de 12 categorias: Queijo Serpa DOP, queijo de ovelha cura prolongada (> 60 dias de cura), queijo de ovelha cura normal (< 60 dias de cura), queijo fresco de cabra, queijo de cabra curado, queijo de cabra curado atabafado, queijo de vaca, requeijão, inovação, almece/atabefe/travia, queijos com cultura de superfície e queijos de vaca e de mistura (> 60 dias de cura).
Ao longo da Feira decorrerão iniciativas nas áreas da agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição e demonstrações de tosquia de ovelhas, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e demonstrações de artesanato ao vivo.
No Pavilhão das Tasquinhas, para além dos petiscos típicos, haverá animação musical, espetáculos de sevilhanas e atuações de Cante Alentejano pelos grupos corais do concelho.
A Feira do Queijo do Alentejo representa a afirmação da região enquanto destino de grandes eventos ligados à identidade cultural, pensados para atrair visitantes e turistas, e uma oportunidade para divulgar o concelho nas suas mais diversas vertentes.
A Feira do Queijo do Alentejo é uma organização do Município de Serpa e da Comissão Promotora, composta por Associação de Produtores do Queijo Serpa, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa. Conta com a colaboração da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, o apoio das Juntas e Uniões das Freguesia do concelho de Serpa e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola".
Programa completo da Feira do Queijo do Alentejo 2025 nas redes sociais da Câmara de Serpa.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com