Voltar

Sociedade

Feira de Castro "é ponto de encontro e de convívio de familiares e amigos há 404 anos"

Sociedade

Feira de Castro "é ponto de encontro e de convívio de familiares e amigos há 404 anos"

Foto: Site CM Castro Verde

A edição deste ano da Feira de Castro arranca amanhã, dia 18 deste mês, e prolonga-se até domingo, 20 de outubro. Este ano o certame celebra 404 anos de existência, tendo sido instituída pelo Rei Filipe II, em 1620. De acordo com a Câmara Municipal, entidade responsável pela organização desta iniciativa, esta é a "mais emblemática feira tradicional do Sul do País e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses".

O cartaz cultural desta edição arranca, pelas 18h00, com a abertura da exposição “Projeto Danças”, do Movimento IP2N4-Art, no Fórum Municipal. Nesta mostra os visitantes podem ver os trabalhos desenvolvidos por 10 artistas alentejanos, sendo a dança o tema em destaque. 

À noite, a partir das 22h00, David Carreira, um dos cabeças de cartaz desta edição, atua na Praça da República. Após o final deste concerto segue-se a atuação do DJ Gonçalo Ferro, MC Fausto Bellucci, by New Sheet – Brand Activation, a partir das 23h30.

O segundo dia do certame começa com uma arruada da Banda Filarmónica 1º de Janeiro, agendada para as 10h00 nas principais ruas da Feira e na Praça da República. Está prevista, também, para sábado a realização do quinto Encontro de Castrenses na Diáspora, pelas 12h30, na Escola Básica 2,3 Dr. António Francisco Colaço, cujo "objetivo é reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho." O espetáculo musical de Zé Amaro está marcado para as 22h00. A noite termina com a atuação da DJ Sara Santini, a partir das 00h00.

No domingo, durante a manhã, tem lugar no Parque Infantil o Concurso de Rafeiros Alentejanos, iniciativa da responsabilidade da Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo (ACRA), em parceria com o Município e o apoio da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB). 

O Desfile de Corais, a 32.ª edição do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, o Folclore Algarvio com o Grupo Folclórico de Faro, animação de rua com o grupo “Next Combo” e a Feira de Aves são as outras propostas em destaque na Feira de Castro 2024. 

A Galeria de Arte da Escola Secundária de Castro Verde tem patente, até ao final deste mês, a exposição "Tão Certo Como a Feira de Castro". Nesta mostra é possível ver um conjunto de painéis informativos, fotografias e memórias de várias gerações.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.