Há «mais de 2000 milhões de euros de investimentos em curso no âmbito do Ferrovia 2020» e o Governo garante estar determinado a concluir «todas estas obras até ao final de 2023». O Programa Nacional de Investimentos 2030 prevê 10 000 milhões de euros de investimento na ferrovia, que vão «lançar as bases do futuro Plano Ferroviário Nacional». O plano foi lançado no passado dia 19 de abri e Entre os principais objetivos destacam-se a modernização da linha ferroviária, a resolução dos estrangulamentos no acesso às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como a criação de um eixo de alta velocidade entre Porto e Lisboa. O Governo quer que o país participe e quer contar com o contributo de operadores, utilizadores, autarquias, universidades e especialistas na definição deste Plano. «A primeira fase de discussão será sem proposta do Governo», que elaborará uma proposta tendo em conta os contributos da discussão pública, e «o processo terminará com uma lei que passará no Conselho de Ministros e depois irá à Assembleia da República. Este é um dos temas em debate no programa de hoje.
A outra reflexão que foi pedida aos comentadores é sobre o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) já entregue em Bruxelas, centrando atenções nas respostas que pode dar ao território.
Acompanhe o “Falar Claro” como habitualmente através dos 104.5 da Voz da Planície ou na nossa emissão on-line em: www.vozdaplanicie.pt.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com