A pouco mais de um mês do encerramento da consulta pública sobre o Plano Ferroviário Nacional (Consulta Pública do Plano Ferroviário Nacional, o Projeto Guardiões, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), dedica dois dias às questões da mobilidade e transporte ferroviário.
Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, explica os objetivos desta realização, assim como o impacto que se pretende com esta reflexão de onde sairá um documento com recomendações.
Neste evento, que conta com a parceria institucional da empresa Comboios de Portugal (CP), participam o secretário de Estado das Infraestruturas, os presidentes da CP e da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, assim como o vice-presidente das Infraestruturas de Portugal.
Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima frisa que “Importa redesenhar as cidades para as pessoas e isso implica a implementação de um conjunto de transformações, que passam por uma forte aposta na intermodalidade e mobilidade elétrica, mas também pela disponibilização de mais transportes públicos e mais acessíveis”.
O responsável sublinha ainda a importância do debate sobre a ferrovia “pelo forte impacto que esta tem na redução do efeito estufa, bem como na coesão e no desenvolvimento económico do território”.
Durante a conferência, especialistas e responsáveis do setor da mobilidade, governantes e autarcas vão debater a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética; a mobilidade e o desenho das cidades; a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico; a intermodalidade: como ir do ponto A ao ponto B e a necessidade de mais transportes públicos.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com