O cartunista e escritor Luís Afonso, natural de Aljustrel, mas a residir em Serpa há várias décadas, realizou um filme que conta a história de uma aventura “louca” e “absurda”.
A história gira à volta da personagem principal que tem o sonho, desde pequeno, de escalar a Serra de Ficalho, no concelho de Serpa, com 523 metros de altura, e fixar a bandeira de Portugal no Talefe, o ponto mais alto da serra.
Luís Afonso assume os papeis de guionista, produtor, co-realizador e ator, e divide esta missão com Sibila Lind. “Não é um filme cómico, é um filme surrealista”, comentou o cartunista à Bola TV, canal onde estreou o filme no dia 13 de agosto.
A ideia deste “documentário absurdo” surgiu quando conheceu João Garcia, famoso alpinista português. Sendo um grande admirador das suas aventuras, Luís Afonso pensou que poderia ser engraçado fazer uma subida à Serra de Ficalho, mas como se tratasse do Evereste.
No entanto, a serra alentejana tem 523 metros de altitude ao contrário dos 8848 metros do monte Evereste. José Garcia sobe todo equipado, em pleno mês de julho, como se tivesse a subir até ao ponto mais alto do mundo, o que torna a curta metragem ainda mais “absurda”, afirma Luís Afonso.
A estreia oficial do filme será no dia 31 de agosto, pelas 22h00, em Vila Verde Ficalho. "Everestalefe" recebeu já reconhecimento estrangeiro ao ser escolhido para o programa oficial do Director Circle Festival of Shorts, um prestigiado festival de curtas-metragens nos Estados Unidos.
Luís Afonso colabora com publicações como A Bola, onde publica diariamente “Barba e Cabelo”, Público para o qual produz, desde 1993, a tira diária “Bartoon”, Sábado ou Jornal de Negócios.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com