Voltar

Política

“Estações ferroviárias desativadas vão ter nova vida”

Política

“Estações ferroviárias desativadas vão ter nova vida”


“As Estações Ferroviárias desativadas vão ter uma nova vida, no âmbito do novo Programa Revive Ferrovia, na sequência da assinatura do protocolo de cooperação entre a Turismo Fundos, em representação do Fundo Revive Natureza, e a IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, S.A..”

São “30 as estações, desativadas, que foram escolhidas nas regiões Alentejo e Norte, para acolherem novamente visitantes”. No Alentejo estão contempladas, entre outras, o “Ramal de Moura – Baleizão, Quintos, Ponte do Guadiana, Serpa Brinches, Pias, Vimieiro”. Ainda na linha do Alentejo há troços de ferrovia escolhidos que passam pelos concelhos de Beja – Penedo Gordo, Santa Vitória; Aljustrel – Ervidel; Castro Verde – Casével e Almodôvar.

O Revive Ferrovia foi criado no “âmbito do Fundo Revive Natureza, para permitir a concessão de uso privativo de Estações Ferroviárias desativadas, mediante concurso público, para a sua requalificação e reabertura no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.”

“O Fundo Revive Natureza visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos inseridos em património natural, com o objetivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos bens em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes. Note-se que para além dos edifícios de passageiros das estações ferroviárias, juntam-se ainda diferentes tipologias de edifícios, tais como cais cobertos, armazéns, habitações, bem como terrenos adjacentes.”

Informação avançada esta semana pelo Governo


PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.