Voltar

Sociedade Habitação

Crise na habitação vai agravar-se em 2025, alertam especialistas

Sociedade Habitação

Crise na habitação vai agravar-se em 2025, alertam especialistas

Foto: Freepik

Vários especialistas preveem que a atual crise na habitação em Portugal vai continuar a agravar-se em 2025. De acordo com o estudo elaborado pela associação Causa Pública, o País enfrenta uma das "maiores crises a nível europeu, não havendo, por isso, sinais de abrandamento, visto que a reação do mercado nos últimos meses resultou “numa aceleração do aumento de preços e não no oposto."

“Temos mesmo, e acho que é a grande lição dos últimos três, quatro anos, de acabar com esta ideia de que a situação tem um teto físico, que não pode piorar mais”, aconselha o economista Guilherme Rodrigues.

Ricardo Guimarães, economista e sócio gestor da Confidencial Imobiliário, partilha da previsão, referindo que "o final de 2024 registou um período de crescimento das transações e aceleração dos preços" e recorda que “há muita pressão da procura e uma base reduzida de oferta”.

Em 2025, os preços poderão “ter alguma estabilização, mas num valor elevado”, antecipa. “Quando dizemos que os preços estabilizam não é sinónimo de dizer que as casas ficam mais baratas”, distingue.

Acusando o atual executivo de estar “alinhado com os interesses da especulação”, a investigadora e ativista lembra: “Promoveu a revogação dos poucos avanços que tínhamos conquistado nas ruas, por exemplo, revogou algumas medidas restritivas ao AL [alojamento local], anunciou que vai repor os residentes não habituais, revogou os limites ao aumento das rendas ou o arrendamento coercivo.”

Por isso, Portugal será, em 2025, um país onde aumentará a desigualdade social, “entre o luxo e as barracas”, prevê Rita Silva, antecipando “pessoas sem-abrigo a aumentar, os despejos silenciosos em escala, a autoconstrução, que volta a ser uma realidade para milhares de pessoas, que procuram uma barraca para viver, sem condições, com problemas de acesso à água, eletricidade e saneamento”.


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.