Voltar

Saúde

Especialista dá conselhos a médicos e doentes para controlar tensão alta

Saúde

Especialista dá conselhos a médicos e doentes para controlar tensão alta

Foto: Freepik

Baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos são as principais causas do não controlo da hipertensão arterial, realidade que a Sociedade Europeia de Hipertensão quer alterar com dicas para médicos e doentes, descreveu um dos especialistas nesta área.

“Há um mau controlo conhecido [da hipertensão arterial] em todo o mundo. Apesar de existirem ferramentas, há várias causas para não haver controlo adequado. Não adesão ao tratamento, baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos (…). Há 60% dos doentes que não estão controlados. Nas melhores estatísticas, a taxa de controlo é de 40%”, disse Jorge Polónia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Em declarações à agência Lusa, o professor português que é especialista nesta área e que faz parte do grupo europeu que tem publicado linhas orientadoras sobre o tema, descreveu o que consta do novo plano europeu para melhorar os cuidados de saúde às pessoas com hipertensão arterial, desenhado pela sociedade europeia.

O plano, “muito dirigido aos médicos”, nomeadamente médicos de família e médicos que tratam a hipertensão, aconselha o reforço da relação entre profissionais, utilizando as novas tecnologias e apela a uma abordagem muito individualizada do indivíduo idoso com mais de 80 anos.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.