Voltar

Saúde

Enfermeiros da ULSBA fizeram greve e reclamaram a contagem adequada de pontos nas suas carreiras

Saúde

Enfermeiros da ULSBA fizeram greve e reclamaram a contagem adequada de pontos nas suas carreiras

Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) estiveram hoje em greve, das 10h00 às 12h00. Vários enfermeiros contaram à Voz da Planície, à porta do hospital da capital de distrito, como estão a ser penalizados nas suas carreiras.

A greve dos enfermeiros estende-se por todo o País, em diferentes datas, embora com motivos comuns. A contagem de pontos e o respetivo desenvolvimento indiciário são exigências que fizeram e que explicaram à nossa estação.

Revelamos na primeira pessoa cinco situações em que esta situação está “mal contabilizada prejudicando as remunerações” destes profissionais.

Foi o coordenador da Direção Regional do Alentejo e dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Edgar Santos, quem explicou os motivos desta greve, frisando ter a ver com a contagem de pontos e o respetivo desenvolvimento indiciário.

Em causa está a aplicação do Decreto-Lei n.º 80-B/2022, de 28 de novembro, que estabelece os termos da contagem de pontos em sede de avaliação do desempenho dos trabalhadores enfermeiros à data da transição para as carreiras de enfermagem e especial de enfermagem.

De acordo com o Sindicato existem injustiças que não foram reparadas pelo Decreto-Lei 80-B/2022 e existem unidades que não o estão a aplicar corretamente, como é o caso da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

O sindicato reuniu, no final de janeiro, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e, de acordo com este responsável, “não há abertura para resolver as questões colocadas”, nomeadamente a progressão na carreira e a contagem de pontos, pelo se mantém o pré-aviso de greve.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.