Voltar

Agricultura

Setor agrícola defende regresso das direções regionais de agricultura ao Ministério

Agricultura

Setor agrícola defende regresso das direções regionais de agricultura ao Ministério

Foto: Freepik

A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), a Confagri, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) escreveram uma carta dirigida aos ministros da Coesão Territorial e da Agricultura onde apelam ao Governo para "cumprir com o prometido na campanha eleitoral". O setor exige que as direções regionais de agricultura sejam transferidas para o Ministério.

Em comunicado é referido que "o Governo de então ignorou o apelo dos agricultores e manteve a sua decisão, prosseguindo com a decisão unilateral de retirada de competências do Ministério da Agricultura".

Para os agricultores, "a efetivação da transferência das direções regionais de agricultura para as comissões de coordenação e desenvolvimento regional foi a gota de água que fez transbordar o mar de descontentamento sentido pelos agricultores pela forma incompetente como estava então a ser gerida a pasta ministerial da agricultura e do mundo rural e que, como é sabido, levou às manifestações que, de norte a sul do país, a partir de janeiro de 2023 e durante vários meses, mobilizaram milhares de agricultores a saírem à rua em protesto". 

"Ficou bem à vista de todos, ao longo de um ano de 2023 marcado por atrasos e erros sucessivos nas candidaturas dos agricultores às ajudas da PAC, que a extinção das DRA e a sua transferência para as CCDR confirmou os piores receios que haviam sido atempadamente comunicados ao Governo.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.