A iniciativa distinguiu organizações da Economia Social, que têm como objetivo implementar projetos com impacto positivo no ambiente, nomeadamente nas áreas da descarbonização, economia circular ou serviços dos ecossistemas.
Com o concurso “DIA CA Sempre Sustentável”, o Crédito Agrícola pretende contribuir para o desenvolvimento económico e social das comunidades e reforçar o seu compromisso com um futuro mais sustentável. Os vencedores foram eleitos pelo público, através de votação que decorreu no site www.diacasempressustentavel.pt de 19 a 30 de Abril.
O Centro Social Nossa Senhora da Graça, com o projeto “Courela dos Avós”, um dos vencedores, pretende plantar plantas e árvores de espécies autóctones e endémicas na região do Alentejo. Com o prémio serão ainda plantadas árvores e plantas, em casas de famílias em zonas do território mais carentes ao nível dos ecossistemas e biodiversidade, como forma de regenerar essas áreas na sua qualidade de ar, água, extrato vegetal e solos e criando um impacto positivo no território.
A APPDA, criada nos Açores, pretende desenvolver atividades de hortofloricultura e de sensibilização ambiental e, paralelamente, atividades de economia circular. O projeto terá também em vista uma vertente profissionalizante dos associados, em idade ativa.
A ALA de Nun'Álvares de Gondomar irá requalificar o pavilhão gimnodesportivo, com mais de 30 anos, com o objectivo de melhorar a sua eficiência energética e de forma a reduzir a elevada factura energética do complexo desportivo e em simultâneo melhorar as condições dos atletas.
A Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), uma organização não-governamental que actua na área do ambiente, propõe-se acelerar a reflorestação através da poda de 25 hectares de área arbustiva potenciando o crescimento vertical, e a criação de quatro manchas de biodiversidade Florestal como futuro banco de sementes para reflorestamento natural.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com