A autoridade de saúde recomenda, entre outras medidas de proteção, que as pessoas se mantenham em ambientes frescos, pelo menos duas a três por dia, que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e que usem protetor solar com fator superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas.
A DGS aconselha ainda a ingestão de água ou de sumos de fruta natural e pede que se evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Recomenda confecionar refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia, e utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol.
Solicitando às pessoas que se mantenham informadas “relativamente às condições climáticas para poder adotar os cuidados necessários”, a autoridade de saúde recomenda também a quem tiver de trabalhar no exterior que o faça acompanhado, “porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”.
Também é aconselhado que em casa se corram as persianas ou portadas, no período de maior calor, e ao entardecer se deixe o ar circular.
Onze distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja até ao dia de hoje, 24 de julho, devido à previsão de tempo quente, indicou o IPMA, e Beja é um deles, até às 18h00.
Além disso, o IPMA anunciou que todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), até quinta-feira, dia 25.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com