A DGS, em comunicado, avançou que “passou a recomendar, para as pessoas com mais de 16 anos e em condições de imunossupressão, a administração de uma dose adicional de vacina contra a Covid-19”.
A Norma 002/2021, agora atualizada pela DGS, prevê que a administração desta dose “extra” da vacina de mRNA seja administrada "com um intervalo mínimo de três meses, após a última dose do esquema vacinal anteriormente realizado", e a DGS explica que “esta recomendação é uma nova oportunidade de vacinação, dentro do esquema inicial estipulado, e tem como objetivo salvaguardar a eficácia das vacinas em pessoas com imunossupressão que possam não ter alcançado o nível de proteção adequado”.
Esta recomendação da DGS surge após o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) ter admitido o reforço com uma terceira dose da vacina apenas em pacientes imunodeprimidos, “que também o são relativamente a outras vacinas e não respondem normalmente bem”. A DGS afirma que, “de momento, não há absolutamente nenhuma prova que mostre que a terceira dose é necessária para todos”.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com