Voltar

Cultura

Design e arqueologia “em diálogo” no Museu de Arte Islâmica de Mértola

Cultura

Design e arqueologia “em diálogo” no Museu de Arte Islâmica de Mértola

A exposição “Superfícies Desenhadas: Cerâmica Islâmica de Mértola e Design Têxtil” está patente ao público até dia 2 de outubro, no Museu de Mértola. 

A mostra foi inaugurada em maio deste ano, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, que em 2022 como lema “O poder dos museu: como podem os museus tornar o mundo um lugar melhor?”.

Sobre a exposição, a Via Criativa, associação promotora, explica que foi concretizado “o diálogo entre as civilizações Islâmica e Ocidental”, tendo a arqueologia e o design como “panos de fundo”.

Inspiradas nos desenhos da cerâmica islâmica, foram desenvolvidas, por estudantes da Licenciatura em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, amostras têxteis tingidas e estampadas, com recurso a diversos materiais e técnicas, “numa leitura ocidental sobre uma representação gráfica de cultura ancestral e islâmica”. Em algumas peças o destaque vai para o desenho da cerâmica, e noutras, para a sua simbologia, também alvo de estudo.

A exposição trata-se de uma “mistura de adaptações criativas com processos técnicos” que dá novos significados e que “enriquece o design, oferecendo possibilidades de inovação ao mesmo”. O processo de criação e as peças finais contemplam ainda os “frutos” do design colaborativo por parte do projeto Desenhar a Terra Futura.

A Associação Via Criativa sublinha que “quanto ao Núcleo Museológico de Arte Islâmica, se foi tido enquanto fonte de inspiração para o processo criativo, é agora local de questionamento perante o modo como a antiguidade é trazida à contemporaneidade, pelo design têxtil”.

A mostra nasce enquadrada no projeto Desenhar a Terra Futura, que tem como propósito implementar um modelo sustentável de design na área do slow fashion, de forma a criar uma marca de moda baseada na cultura e património locais de Mértola.

O projeto é promovido pela Associação Via Criativa – Design para o Desenvolvimento Local, sendo a Câmara Municipal de Mértola e a Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva os principais parceiros. Conta igualmente com o apoio do Programa Bairros Saudáveis lançado em 2020, uma iniciativa de natureza participativa, promovida pelo Governo Português, para a melhoria da qualidade de vida em territórios vulneráveis.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.