Voltar

Atualidade

Baixo Alentejo foi das regiões mais afetadas pela pandemia. Secundário e Universidades reabrem dia 19.

Atualidade

Baixo Alentejo foi das regiões mais afetadas pela pandemia. Secundário e Universidades reabrem dia 19.


A Direção-Geral da Saúde explicou que Portugal mostra uma incidência moderada, "próxima dos 71 casos por cem mil habitantes", com uma tendência crescente. O especialista André Peralta Santos, no Infarmed, clarificou que “mais de duas dezenas de concelhos, com especial atenção para o Algarve e Alentejo, estão com uma tendência agravada”.

O dirigente da DGS revelou, na reunião do Infarmed, que nas últimas três semanas observou-se que o Algarve e Baixo Alentejo foram as principais regiões afetadas pela pandemia. Segundo o que se poder ler no site da TSF, os 22 concelhos com uma incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes, representam 6,5% da população.

Marcelo Rebelo de Sousa publicou a sua proposta de decreto para o novo estado de emergência, para vigorar até às 23h59 de 30 de abril. Para além das datas, o 15º decreto de declaração de estado de emergência não mudou nada, em relação ao último que foi aprovado e que vigora até amanhã.

Ainda sobre a renovação do estado de emergência, os partidos reuniram com o Presidente da República, em antecâmara, e de acordo com a TSF, “todos concordaram que o plano de desconfinamento deve avançar”, inclusive Marcelo Rebelo de Sousa. O ensino secundário e universitário  reabrem, porém com prudência no caso dos 22 concelhos que se encontram com uma taxa de incidência elevada.

O que está em causa é que estes 22 concelhos podem não passar, em parte, à próxima fase do plano de desconfinamento.

Relembramos que a 19 de abril regressam às aulas os alunos do secundário e ensino superior. Abrem, também, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos e lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação. Todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados e as modalidades desportivas de médio risco estão programadas, igualmente para voltarem a 19 de abril. O mesmo acontece com a atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo, eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação.

A 3 de maio abrem restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário, todas as modalidades desportivas, atividade física ao ar livre e ginásios, grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação, assim como casamentos e batizados com 50% de lotação.



PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.