Voltar

Saúde

Cientistas descobrem resposta "diferente" do sistema imunitário a alergias e infeções

Saúde

Cientistas descobrem resposta "diferente" do sistema imunitário a alergias e infeções

Foto: Freepik

Uma equipa internacional de cientistas descobriu como é regulada a produção de anticorpos pelo sistema imunitário no caso de alergias ou infeções, abrindo caminho para a criação de novos tratamentos para combater as doenças alérgicas.

O trabalho, liderado por Luís Graça, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular (iMM) João Lobo Antunes, é publicado hoje na revista científica Cell Discovery, indica o iMM em comunicado.

Participaram no trabalho especialistas em medicina, biologia e ciências computacionais, também do Instituto Gulbenkian de Ciência, do CIISA - Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal e do Laboratório Associado para Ciência Animal e Veterinária (AL4AnimalS), além dos de centros de investigação em Itália, Reino Unido, França e Brasil.

A produção de anticorpos, que é essencial para a proteção do organismo contra infeções, é regulada através da ação de um subtipo específico de células do sistema imunitário, os linfócitos auxiliares foliculares.

Numa análise destas células, a equipa liderada pelo, também, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa descobriu que podem ser divididas em dois grupos: as que promovem a produção de anticorpos para defesa contra infeções por vírus e as associadas à produção de anticorpos envolvidos na defesa contra parasitas e nas alergias.

Saumya Kumar, primeira coautora do artigo, diz, citada no comunicado, que foram utilizadas “técnicas de biologia computacional para identificar os genes que estão ativos nos linfócitos auxiliares foliculares envolvidos na produção dos dois tipos de anticorpos”.

Afonso Basto, também primeiro coautor do artigo, adianta que depois foram usadas “técnicas avançadas de microscopia que permitem associar a informação sobre os genes ativos com a localização das células no organismo”, tendo os cientistas descoberto que as células com os genes identificados nos modelos computacionais associadas a infeções por vírus surgem, de facto, quando o organismo é infetado por um vírus.


PUB
PUB

Festivais

Terras Sem Sombra em Ferreira do Alentejo

Acabou de tocar...

EURYTHMICS - THORN IN MY SIDE
07/04/2025 10:54
BENJAMIM - TARRAFAL
07/04/2025 10:50
ZEDD - NO GRAVITY
07/04/2025 10:48
DIANA LIMA - PONTO PARA TERMINAR
07/04/2025 10:44
ALANIS MORISSETTE - IRONIC
07/04/2025 10:40
VIRGEM SUTA - DOIS DIAS
07/04/2025 10:38
BLIND MELON - NO RAIN
07/04/2025 10:34
CANTADORES - JÁ ME DECIDI
07/04/2025 10:28
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.