Voltar

SOLIM diz “não à repressão policial contra imigrantes”

SOLIM diz “não à repressão policial contra imigrantes”

A Solidariedade Imigrante (SOLIM) manifesta a sua “preocupação e indignação face às graves violações dos direitos humanos que se sucedem no Alentejo e têm como alvo as comunidades imigrantes que aqui vivem". A SOLIM pede a suspensão dos policias com “processos”, um deles da PSP de Beja, que garante "continuar em funções". A Polícia de Segurança Pública diz que tem a "decorrer um processo disciplinar" contra o visado.

Alberto Matos, da SOLIM, fala em “vítimas de tráfico humano, exploração laboral, condições de habitação degradantes, agressão, sequestro e tortura de imigrantes”. Em declarações à Voz da Planície frisa que são “recorrentes” as queixas que “chegam à associação desta natureza” e recorda algumas que são do conhecimento do público, através da comunicação social. Entre elas a situação de Vila Nova de Milfontes, as ocorrências da noite de passagem de ano em Beja e a mais recente, referente a um militar acusado já pelo Ministério Público - sobre factos que se reportam a 2019 - e que, segundo Alberto Matos, “continua em funções”.

“Perante esta sucessão de graves violações dos direitos humanos perpetradas contra imigrantes por elementos das forças policiais”, a SOLIM exige ao governo, “através do Ministério da Administração Interna (MAI) e Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), a suspensão imediata de funções dos agentes acusados”.

Para a SOLIM, “além do perigo de reincidência comprovado, estes comportamentos traduzem uma mentalidade racista e xenófoba inaceitável entre quem tem responsabilidade de velar pela segurança de todos os cidadãos, sem discriminações. Nem é de descurar o risco de infiltração de forças policiais pela extrema-direita, já assinalado pela própria PJ.”

Foto: Diário de Notícias.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.