Voltar

Economia

Deco revela que em quatro dias, 14 produtos já subiram acima dos 6 por cento, referentes ao IVA

Economia

Deco revela que em quatro dias, 14 produtos já subiram acima dos 6 por cento, referentes ao IVA

Foto: Deco

A Deco Proteste avança que "do dia 4 até 8 deste mês, os preços dos 41 produtos essenciais que faziam parte do cabaz alimentar essencial aumentaram acima dos 6 por cento, em 14 produtos. Os preços que mais cresceram foram o do iogurte líquido, do óleo alimentar e do atum posta em azeite.

Este aumento de preços, com a reintrodução do IVA no início deste mês, elevou, de acordo também com a Associação de Defesa do Consumidor, o custo médio do cabaz de 141,97 euros para 149,48 euros, respetivamente.

Estas são algumas das conclusões da primeira monitorização feita pela Deco depois do final da medida IVA zero. A Deco explica, igualmente,  que "os retalhistas aumentaram os preços abaixo dos 6 por cento em mais de 21 produtos, o que significa que poderá ter havido uma tentativa de mitigação do impacto imediato da reintrodução do IVA através de promoções em produtos abrangidos pela isenção. Essa prática pode ter contribuído para minimizar o impacto inicial sentido pelos consumidores”, considera Rita Rodrigues, diretora de comunicação da Associação de Defesa do Consumidor.



PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.