Voltar

Saúde

Covid-19: “funcionários de lares não vacinados podem ser acusados de homicídio por negligência se algum idoso morrer”

Saúde

Covid-19: “funcionários de lares não vacinados podem ser acusados de homicídio por negligência se algum idoso morrer”


Os especialistas defendem que funcionários de lares que decidam não se vacinar podem ser acusados de homicídio por negligência e também podem ser despedidos por "colocar em risco vida de terceiros", segundo notícia avançada pelo “JN”.

“Quando o idoso celebra um contrato com o lar, este tem o dever de vigilância, de cuidado e de adotar medidas preventivas face a uma situação de perigo”, defende Luís Gonçalves da Silva, advogado e professor do Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que também sinaliza que “a recusa da vacina sem fundamento científico” pode levar a família de um idoso a processar o lar por colocar “em risco a vida de terceiros”.

Já Luísa Neto, especialista em Direitos Fundamentais, argumenta ao “JN” que o “Tribunal Europeu dos Direitos Humanos disse que não há ilegitimidade na vacinação obrigatória” e isso veio tornar possível que a inoculação seja “imposta”. Ainda assim, destaca que, num processo em tribunal, ter-se-ia de analisar uma eventual colisão do direito ao trabalho com o direito à saúde pública.

Os dois especialistas concordam, contudo, e isto de acordo, igualmente com o “JN”, que as direções dos lares podem despedir um funcionário, caso este não se decidir vacinar. “As direções dos lares têm a obrigação de zelar pela saúde e pela integridade física dos utentes”, assinala Luísa Neto, que diz mesmo que “se as pessoas não aderissem à vacina e não se chegasse à imunidade de grupo” também o Governo poderia ser responsabilizado criminalmente.

Recordamos, entretanto, que se tem 35 anos ou mais já pode autoagendar a vacina contra a Covid-19. A nova faixa etária para a inoculação foi aberta durante a tarde do passado dia 23. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.