«A depressão é um dos problemas de saúde com mais incidência no mundo, afetando cerca de 350 milhões de pessoas e Portugal não é exceção. Segundos dados revelados pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), e que constam no relatório, “em janeiro deste ano, 27% dos inquiridos indicaram ter sintomas moderados a graves de ansiedade e 26% sintomas de depressão. Valores que se tornam ainda mais preocupantes, tendo em conta que Portugal é o segundo país da Europa com as taxas de prevalência mais elevadas em doenças psiquiátricas”, alerta a SPPSM.»
Muitas vezes, a depressão é ultrapassada "sem voltar a ter recaídas", mas para tal é "importante que a pessoa sinta que as suas queixas são ouvidas e valorizadas. O respeito e a empatia pelo seu sofrimento são a maior ajuda, para que tenha motivação para procurar ajuda médica, essencial para o sucesso do tratamento”.
Agir é fundamental. A pensar nisso, a SPPSM, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a FamiliarMente, a associação Manifestamente, e afarmacêutica Lundbeck, juntaram-se e lançaram a campanha 'Depressão sem Rodeios'.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com