"O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva tem originando um impacto positivo nesta região, desde logo na economia, fortemente impulsionada pelos relevantes investimentos privados, realizados nos setores agrícola e agroindustrial, mas também, enormes desafios no ambiente e na dinâmica social. A nova realidade económica determinou uma necessidade crescente de mão-de-obra para trabalhar nas atividades agrícolas e é hoje evidente para todos, que só com população proveniente de outros países será possível responder às solicitações das empresas e da nossa economia.
Se é verdade que na última década, o número de estrangeiros com estatuto legal de residente triplicou, perspetivando-se que este aumento não fique por aqui, também são muitos os que aguardam esse estatuto e que se encontram irregulares e sem acesso a condições dignas de vida.
Temos hoje a viver connosco pessoas oriundas das mais diversas origens, desde o Leste da Europa à Ásia, de África à América do Sul, com línguas e culturas diferentes, que totalizam mais de 55 nacionalidades diferentes.
Os Censos 2021 evidenciam um crescimento acentuado da população migrante no distrito de Beja, nos últimos anos atraídas, maioritariamente, pela necessidade de mão-de-obra das explorações agrícolas. O seu profundo impacto nas dinâmicas locais tem, contudo, gerado um conjunto de novas problemáticas a que se torna necessário dar resposta. Se é verdade que a população migrante representa para o território um impacto positivo em termos económicos e demográficos num distrito maioritariamente envelhecido e de baixa densidade, não é menos verdade que esta continua a ser das populações mais vulneráveis, afetadas pela pobreza, a exclusão social e alvo de discriminações de base racial e étnica, colocando as organizações sociais e de gestão política de base local a necessidade de ter que trabalhar de forma articulada para responder aos desafios colocados ao nível do atendimento, capacitação, integração das comunidades migrantes", pode ler-se no comunicado da Cáritas de Beja enquadrando a realização desta iniciativa.
O CLAIM - Centro Local de Apoio À Integração de Migrantes da Cáritas Diocesana de Beja é um projeto financiado pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração – Os Fundos Europeus mais próximos de si.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com