Voltar

Sociedade

Criada Comissão Dinamizadora para celebrar, em Beja, 50 anos da Revolução de Abril

Sociedade

Criada Comissão Dinamizadora para celebrar, em Beja, 50 anos da Revolução de Abril

Foi revelada em Beja, no final da tarde da passada sexta-feira, a Comissão Dinamizadora das Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, no concelho. Esta organização assume que "junta pessoas de pensamentos e sensibilidades diversas" e que tem como objetivo "reafirmar a importância das conquistas alcançadas com a Revolução de Abril , promover o debate, realizar iniciativas culturais e políticas, assim como apostar na divulgação dos ideais de Abril na comunidade educativa, do primeiro ciclo ao ensino superior, incluindo a Universidade Sénior".

Foi Sónia Calvário, acompanhada por António Barahona e Sara Serrano - nas instalações da Associação de Defesa do Património de Beja (ADPBeja), parceira da Comissão -, quem revelou a recentemente criada Comissão Dinamizadora, mas "já a trabalhar e com muitos grupos formados, que estão a preparar o caminho/programa das diversas iniciativas que vão celebrar 50 anos de Revolução até ao final de abril de 2024, no concelho".

Esta Comissão pretende ser “mais uma voz ativa, a par com muitas outras, na celebração de Abril, reforçando a sua importância, assinalando também a Constituição da República Portuguesa e o Poder Local Democrático e evocando todos os homens e mulheres que contribuíram para a defesa dos valores democráticos e lutaram pelo progresso do nosso País", é revelado na informação tornada pública.

"O programa ainda não está definido e a ideia é que não seja uma coisa fechada, mas sim um programa aberto, participativo e agregador", ficou claro. Foi sublinhado, igualmente, que "está a ser trabalhado o envolvimento das escolas nestas comemorações do 25 de Abril em Beja, porque está nas mãos de todos nós manter viva esta data determinante, a data da nossa liberdade e transmitir esta herança às gerações mais novas”.

Na apresentação da Comissão Dinamizadora foi revelado, ainda, o "Manifesto - Liberdade e Democracia", onde são divulgados os objetivos desta organização, que já está subscrito por muitas pessoas e que tem como objetivo ser assinado por muitas mais.

Entre as "muitas pessoas que já subscreveram o manifesto e que estão envolvidas nesta Comissão" encontram-se "António Barahona, Sara Serrano, Sónia Calvário, Ana Matos Pires, António Cunha, António Paisana, António Revez, Bernardo Loff, Carlos Filipe, Fernando Silva, Fernando Pardal, Florival Baiôa, Joana Soeiro, João Araújo, João Rocha, Jorge Benvinda, Jorge Serafim, Luís Afonso, Mário Simões, Martinho Marques, Nuno Figueiredo, Paulo Barriga, Paulo Monteiro, Paulo Ribeiro, Sérgio Tréfaut, Veiga Trigo, Vítor Paixão", entre outros.

A Comissão Dinamizadora das Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril no concelho de Beja prometeu para breve uma página de Facebook onde pode ser contactada. No imediato pode contactar esta organização através do email liberdade50democracia@gmail.com




PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.