Voltar

Cultura

Celebrações de 10 anos de cante património da humanidade

Cultura

Celebrações de 10 anos de cante património da humanidade

Foto: Vecteezy

O cante alentejano, canto coletivo sem instrumentos, tornou-se Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 27 de novembro de 2014, há 10 anos. Nesta data são várias as celebrações programadas para o distrito de Beja e fora dele, como por exemplo a Casa do Alentejo, em Lisboa, que recebe hoje um espetáculo inspirado no cancioneiro de Serpa.

A Casa do Alentejo, em Lisboa, recebe hoje, dia 27 de novembro, pelas 21h30, um concerto de celebração “Cante”, inspirado no Cancioneiro de Serpa, de Maria Rita Ortigão Cortez, com arranjos e direção do maestro Nuno Côrte-Real e a participação do Coro Ricercare e do Ensemble Darcos. Este espetáculo, de entrada livre, é uma das iniciativas da Festa do Cante, promovida pelo Município de Serpa para celebrar os 10 anos de Cante Património Imaterial da Humanidade.

É com grande entusiasmo que o Grupo de Cantadores de Nossa Senhora das Neves anuncia o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, intitulado Cantadores das Neves.O evento de lançamento está previsto para o próximo dia 27 de novembro, pelas 19h, no Centro da Unesco de Beja, e dia 7 de Dezembro na Casa do Alentejo em Lisboa pelas 15.30h, integrado nas comemorações dos 10 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. O CD já está disponível para venda, podendo ser adquirido junto dos elementos do grupo, Casa do Povo. Explorando o cancioneiro popular do Baixo Alentejo, o alinhamento conta ainda com temas de autoria de Francisco Torrão ( Nossa senhora das Neves), Zeca Torrão e Francisco Torrão (As mondadeiras cantando), Armando Torrão (Mas que dia tão bonito) e de José Lopes Gato (Alentejo Alentejo). A edição e produção é da responsabilidade do grupo, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves e da Câmara Municipal de Beja.

Neste sentido, no dia 27, 4ª feira, a partir das 10h00, os alunos 1º ciclo que integram o projeto “Cante nas Escolas” vão andar pelas ruas de Castro Verde a cantar modas alentejanas, numa iniciativa intitulada “O Cante Sai à Rua”.

O programa começa no dia 27, às 21h00, no Centro Cultural de Cuba, com um "Encontro de Grupos Corais" do concelho, onde estarão presentes os grupos "Flores do Alentejo", "Raízes do Cante", "Bafos de Baco" e "Os Ceifeiros de Cuba". 

Em Ourique, às 18h30, no Cineteatro Sousa Telles, os grupos Coral de Ourique, Infantil de Ourique e Alma Alentejana de Garvão celebram 10 anos de cante alentejano como património da humanidade.


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.