Voltar

Agricultura

CNA diz que “estatísticas agrícolas confirmam efeitos desastrosos de décadas de más políticas”

Agricultura

CNA diz que “estatísticas agrícolas confirmam efeitos desastrosos de décadas de más políticas”

As “Estatísticas Agrícolas 2022”, referentes ao ano agrícola de 2021/2022, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmam os “efeitos desastrosos que décadas de más políticas têm feito recair sobre o sector”, sublinha a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) na nota de imprensa enviada à Voz da Planície.

“Confirma-se uma quebra acentuada no rendimento da atividade agrícola de menos 11 por cento, em termos reais, face ao ano anterior, impulsionada pelo aumento dos custos de produção, mais 23,7 por cento. Tudo o que os agricultores precisam para produzir ficou muito mais caro. Isto significa que as notícias são péssimas para os agricultores, sobretudo para os pequenos e médios que têm sentido de forma brutal os aumentos dos custos de produção, sem reflexos compensatórios no preço a que vendem a sua produção, mas também para os cidadãos, para a economia nacional e para a segurança e soberania alimentares do País”, lê-se no documento que chegou à nossa redação.

“A dependência do exterior em cereais mantém-se em níveis escandalosos, 80 por cento, situação tanto mais preocupante se considerarmos que a campanha de cereais de Inverno de 2022 foi a pior de sempre”, é frisado também.

A CNA tem “denunciado estas más políticas e apresentado propostas, mas o Governo faz orelhas moucas e, hoje, aqueles que produzem a comida da população estão mais pobres, as mesas mais dependentes do exterior, a soberania do País naquilo que é essencial ao povo está cada vez mais longe de alcançar”, é reiterado.

A Confederação renova a urgência de se “inverter a política do apoio às grandes empresas do agro negócio que produzem para exportar e de colocar no mercado externo a salvação para as carências do País.”


CNA

PUB
PUB

Concertos

Cremilda Medina celebra Dia da Mulher no Pax Julia

Acabou de tocar...

THE SCRIPT - THE MAN WHO CAN T BE MOVED
16/03/2025 04:04
AFONSO RODRIGUES - JÁ NEM SEI
16/03/2025 04:00
DON HENLEY - THE BOYS OF SUMMER
16/03/2025 03:56
BAN - DIAS ATLÂNTICOS
16/03/2025 03:52
BILLIE EILISH - BIRDS OF A FEATHER
16/03/2025 03:48
LIMAHL - NEVER ENDING STORY
16/03/2025 03:44
MARIA EMILIA - DONA DO MEU NARIZ
16/03/2025 03:42
SEN SENRA - HERMOSA CASUALIDAD
16/03/2025 03:38
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.