A cidade desportiva de Abrantes irá ser o palco destas provas em que contamos ter ao longo das três semanas cerca de 2.500 cães concorrentes e 4.000 acompanhantes.
As provas mundiais vão decorrer durante o mês de julho, de 10 a 13 realiza-se o Junior Open Agility World Championship (JOAWC) e em simultâneo, decorre o Senior Open Agility World Championship (SOAWC).
De 17 a 20 de julho está agendado o European Open Agility (EOA). De 24 a 27 de julho o Border Collie Classic (BCC) que é o maior evento de Agility para uma só raça. O dia antes de cada um dos eventos será o dia de inspeções veterinárias e treinos livres.
"O Clube Cinófilo do Alentejo, sediado em Beja, é uma associação sem fins lucrativos que organiza provas e eventos em várias regiões do País e escolheu Abrantes, no Ribatejo, como palco destes eventos que vão receber cães e respetivos acompanhantes de todo o mundo. Desde o primeiro momento contamos com o apoio do Clube Português de Canicultura e da Câmara Municipal de Abrantes, bem como da Galican, empresa que irá fornecer as pistas e a cronometragem para os eventos", esclarece no documento enviado à nossa redação.
"Agility é um desporto praticado por duplas compostas por um cão e pelo seu condutor. As regras iniciais foram baseadas no hipismo. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando assim o Agility uma prova de Habilidade, onde a Velocidade é critério decisivo de desempate. Qualquer cão seja ou não de raça, pode praticar o Agility desde que suas condições de saúde assim o permitam. Os cães são distribuídos em categorias de acordo com seu tamanho. O condutor deve conduzir seu cão apenas usando gestos e comandos verbais, porém o cão nunca poderá ser tocado com as mãos de forma voluntária, tão pouco pode ser estimulado com brinquedos ou comida", explica, igualmente, o Clube Cinófilo do Alentejo.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com