Voltar

Cultura

Cláudio Torres é homenageado hoje em Mértola nos Encontros de Outono do ICOM

Cultura

Cláudio Torres é homenageado hoje em Mértola nos Encontros de Outono do ICOM

Uma homenagem ao arqueólogo Cláudio Torres é um dos pontos altos dos Encontros de Outono do ICOM (Internacional Council of Museums) Portugal, que decorrem, nesta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola. 

O fundador do Campo Arqueológico de Mértola, de 83 anos de idade, é homenageado, nesta sexta-feira, às 17h00.

Museu de Mértola - Cláudio Torres é assim que se passa a chamar, a partir de agora, este espaço. Uma “homenagem e reconhecimento por mais de 40 anos de trabalho em prol da preservação e valorização do património do concelho.” A decisão foi tomada, por unanimidade, em reunião de Câmara, em setembro passado, com a respetiva atualização do Regulamento Interno do Museu de Mértola.

Hoje, dia 18, primeiro dia do encontro, o destaque, entre outros, vai para o tema “Profissionais de Museus: perfis, formação e carreiras”. Fica marcada, também, a sessão de abertura por intervenções de especialistas internacionais, e nacionais, bem como da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Esta sexta-feira, dia 18, termina com um concerto, com o maestro António Victorino D’Almeida, na Igreja Matriz, às 21h00.

Os Encontros de Outono resultam da organização conjunta entre o ICOM Portugal e a autarquia, através do Museu de Mértola e com colaboração do Campo Arqueológico.

No último dia dos Encontros de Outono do ICOM, ou seja amanhã, sábado, o programa fecha com uma visita, dos participantes aos vários núcleos museológicos da vila, que inclui a realização do percurso Basílica Paleocristã.

Em comunicado, a Concelhia de Mértola do Partido Comunista Português congratula-se com esta distinção.

No documento, o PCP de Mértola refere que “a justiça do agora sucedido, encontra profundas razões não só na elevada dimensão intelectual e política de Cláudio Torres, mas sobretudo na dinâmica que soube imprimir a todo um projeto de desenvolvimento para a vila e o seu concelho, contando com uma vasta equipa de colaboradores, mas também, e desde a primeira hora, com a participação da Câmara Municipal”.

É frisado, também, que “foi fruto da visão e incentivo de Serrão Martins nos finais dos anos setenta do século passado, então presidente comunista da Câmara Municipal, que Cláudio Torres chega a Mértola, tendo ambos então gizado, as bases daquilo que viria a ser um projeto imparável que tirou Mértola do anonimato.

Esse processo, depois aprofundado e consolidado com Fernando Rosa e Paulo Neto à frente dos destinos do Município, foi alvo, e durante bastante tempo, de muitas resistências e incompreensões a nível local. Felizmente, a solidez e determinação de Cláudio Torres, da sua equipa e do Município, fizeram com que progressivamente as entidades locais e as populações, percebessem que o património, nas suas múltiplas dimensões, mas em particular a arqueologia e a museologia, estavam a contribuir para uma dinâmica de desenvolvimento, que se afirmava como um dos esteios centrais do renascimento do concelho de Mértola.

Efetivamente, a experiência de desenvolvimento de Mértola preconizada por Cláudio Torres, e em resultado dos impactos socioeconómicos progressivamente gerados em domínios como a restauração ou o alojamento, e consequente criação de postos de trabalho, rapidamente ultrapassou as fronteiras do local, para se afirmar como um projeto pioneiro a nível nacional e internacional, demonstrativo de que a vertente patrimonial poderia ser, por vezes, uma das poucas âncoras que seguram os processos de afirmação identitária dos territórios.

Neste momento carregado de simbolismo por tudo o que representa em termos de reconhecimento da dimensão intelectual, cívica e política do homenageado, e de retrospetiva de um projeto de desenvolvimento que gerou riqueza e mudou definitivamente o modo como os poderes públicos passaram a olhar para a cultura no seu todo, a Comissão Concelhia de Mértola do PCP saúda calorosamente Cláudio Torres, afirmando que temos um enorme orgulho em que pertença a esta terra de corpo inteiro, que seja um dos nossos.”



PUB
PUB

Festivais

Terras Sem Sombra em Ferreira do Alentejo

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.