No Pax Julia - Teatro Municipal de Beja passa o filme, às 21h00, “Amadeo”. Neste âmbito está programada, para o período da manhã, uma conversa com o realizador Vicente Alves do Ó, às 10h30, numa sessão para escolas do ensino secundário.
“O filme é sobre Amadeo Souza-Cardoso que viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho e fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX. O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de outubro de 1918”, avança a sinopse do filme.
A exposição Mulheres na Paz está patente no Museu do Cante Alentejano, em Serpa, e pronta para ser visitada.
O autor das obras, Kaihan Hamidi (1982), nasceu em Ghazni, no Afeganistão. Pintor, foi fundador da Galeria de Arte Kaihan. Os seus trabalhos compreendem uma vasta variedade de obras de arte, incluindo aguarelas, miniaturas, óleos e caligrafia. Pinta sobretudo locais históricos, paisagens urbanas e o quotidiano. Refugiado, vive atualmente em Beja.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com