Relativamente à rodovia referiu que há “uma longa extensão de estrada em condições muito precárias por resolver” e que seja tida em atenção esta matéria.
Sobre a ferrovia pediu que sejam estabelecidos princípios para a definição das obrigações de serviço público de transporte de passageiros em caminho-de-ferro. No que toca ao transporte de mercadorias, tendo a região dois complexos mineiros no seu território (Aljustrel e Neves-Corvo), este aspeto para o escoamento das matérias-primas extraídas, destinadas exclusivamente a exportação, é de absoluta necessidade o uso do caminho-de-ferro. Neste sentido, a eletrificação do ramal de Neves Corvo previsto no PFN é absolutamente necessário, devendo ser efetuado o mais rápido possível.
Contudo, considerando a reabertura da Linha do Alentejo entre Beja e Ourique, "parece-nos extremamente relevante a elaboração de estudo e projeto técnico que permita a reabilitação e eletrificação do ramal de Aljustrel, possibilitando o escoamento do minério para exportação, através desta via".
O traçado entre Casa Branca e Beja não está eletrificado nem modernizado e por isso pretende-se que seja considerado no Plano Ferroviário Nacional o projeto de execução e estudos a decorrer contratualmente para uma via de altas prestações em velocidade alta, inclui a renovação, eletrificação e modernização, incluindo a concordância ao aeroporto internacional de Beja.
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