Voltar

Atualidade

Ciclone Danielle vai afetar o País com chuva, trovoada e ventos fortes

Atualidade

Ciclone Danielle vai afetar o País com chuva, trovoada e ventos fortes


O ciclone Danielle vai afetar a Península Ibérica a partir da tarde de hoje, domingo, 11, “originando uma alteração significativa do estado do tempo no continente”, segundo um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitido no sábado, 10.

Segundo o IPMA, a depressão chega com “massas de ar quente e instáveis, com elevado conteúdo em vapor de água, que a partir do final da tarde de domingo irão originar períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12”.

O instituto meteorológico alerta ainda que o cenário de chuva “deverá manter-se ao longo da semana”, deixando em aviso amarelo todos os distritos continentais no dia 12 de setembro, sendo que em alguns o alerta de “precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas e rajadas fortes” poderá estender-se até à tarde terça-feira.

Nos distritos de Beja e Faro, o alerta mantém-se entre as 09h00 e as 21h00 de segunda-feira. 

Os distritos de Évora, Leiria, Portalegre e Santarém deverão ter atenção na segunda-feira entre as 12h00 e as 21h00.

Os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo entre as 15h00 de segunda-feira até as 16h00 de terça-feira.

Lisboa e Setúbal estarão em alerta durante poucas horas na manhã de segunda-feira, entre as 06h00 e as 11h00.

…/…

Durante os dias 12 e 13, na faixa costeira ocidental, o vento poderá ter rajadas que atinjam os 65 km/h, sendo que nas terras altas a velocidade poderá atingir os 75 km/h.

O IPMA deixa o alerta para a agitação marítima, com as ondas a sofrerem um aumento entre 2,5 e 3,5 metros de altura, a partir de 12, que se manterá até ao final do dia 13. 

O IPMA alerta para para a possibilidade de cheias na sequência do período de seca atravessado nos últimos tempos e de solos queimados que não permitem uma infiltração tão eficaz. "Dependendo da intensidade local da precipitação, poderão ocorrer cheias rápidas em meios urbanos", acrescenta. 



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.