Segundo o IPMA, a depressão chega com “massas de ar quente e instáveis, com elevado conteúdo em vapor de água, que a partir do final da tarde de domingo irão originar períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12”.
O instituto meteorológico alerta ainda que o cenário de chuva “deverá manter-se ao longo da semana”, deixando em aviso amarelo todos os distritos continentais no dia 12 de setembro, sendo que em alguns o alerta de “precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas e rajadas fortes” poderá estender-se até à tarde terça-feira.
Nos distritos de Beja e Faro, o alerta mantém-se entre as 09h00 e as 21h00 de segunda-feira.
Os distritos de Évora, Leiria, Portalegre e Santarém deverão ter atenção na segunda-feira entre as 12h00 e as 21h00.
Os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo entre as 15h00 de segunda-feira até as 16h00 de terça-feira.
Lisboa e Setúbal estarão em alerta durante poucas horas na manhã de segunda-feira, entre as 06h00 e as 11h00.
…/…
Durante os dias 12 e 13, na faixa costeira ocidental, o vento poderá ter rajadas que atinjam os 65 km/h, sendo que nas terras altas a velocidade poderá atingir os 75 km/h.
O IPMA deixa o alerta para a agitação marítima, com as ondas a sofrerem um aumento entre 2,5 e 3,5 metros de altura, a partir de 12, que se manterá até ao final do dia 13.
O IPMA alerta para para a possibilidade de cheias na sequência do período de seca atravessado nos últimos tempos e de solos queimados que não permitem uma infiltração tão eficaz. "Dependendo da intensidade local da precipitação, poderão ocorrer cheias rápidas em meios urbanos", acrescenta.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com