Este evento online do CEBAL pretende disseminar e demonstrar soluções, tendo por base uma bioeconomia circular, indo ao encontro das metas europeias para uma transição digital e verde na indústria do futuro.
Segundo comunicado de imprensa “pretende-se unir a investigação científica e o setor agrícola e agroalimentar, apoiando-os na valorização de recursos endógenos, subprodutos e águas residuais, abrindo uma janela de oportunidades para simbioses com as indústrias alimentar, farmacêutica ou biotecnológica, bem como para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica”.
No mesmo comunicado pode ler-se ainda, que o programa da iniciativa integra uma apresentação da ligação do evento local do CEBAL à Semana da Indústria na EU 2021, uma atividade promovida pela União Europeia, e pretende-se colocar Beja como uma cidade colaboradora para a mudança do panorama industrial europeu. De seguida, decorre uma visita virtual a um campo experimental de Cynara cardunculus com um ensaio de poda desta cultura. Também irá decorrer uma demonstração sobre o processo de separação por membranas, com recurso a nanofiltração, para tratar e valorizar águas residuais de queijaria. O evento contará ainda com a breve apresentação dos dois projetos de transferência de conhecimento e tecnologia subjacentes ao evento. O evento termina com uma análise sobre a promoção da competitividade rural, tendo por base as estratégias de valorização apresentadas, estando esta análise a cargo de representantes da EMAS de Beja, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
A iniciativa é transmitida via Zoom e Facebook,
pode obter mais informações através deste link.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com